sexta-feira, 4 de junho de 2010

Depois da "batalha", enfim chegamos em casa

Foi pior do que pensei mas muito melhor do que poderia ser. Aliás, essa tal de "lei de Murphy" é ridícula; me explico: se tudo que pudesse dar errado realmente desse, os pneus de nossos carros furariam todos os dias, a gente teria um acidente de trânsito diariamente, nenhum de nós teria nascido para começar. É difícil pensar em tudo que pode acontecer de errado, e triste saber que raramente somos gratos por tantas coisas boas que nos acontecem diariamente sem que percebamos. Bem, filosofias a parte, nossa viagem foi bem pesada: no primeiro dia foi tranquilo, na parte da Namíbia. Dirigimos por 700 Km até a fronteira, o que levou mais ou menos 8 horas (como já falei antes, as estradas na Namíbia são muito boas). Pernoitamos em um hotel na fronteira do lado da Namíbia, para seguir viagem no outro dia pela manhã. No outro dia, ao chegarmos à fronteira nossos problemas começaram: o processo geralmente é demorado, umas 2 horas normalmente, mas a imigração angolana insistiu em que tivéssemos uma carta convite (a mesma que havia sido enviada para o consulado angolano e sem a qual jamais poderíamos ter os nossos vistos estampados no passaporte). Não adiantou argumentar, a funcionária queria nos mandar de volta para a Namíbia. Aceitou que se mandasse um fax com a tal carta. Liguei para o hospital e pensei que era só esperar. Depois de uma hora liguei para o hospital para saber o que se passava e a resposta foi que ele estava tentando conseguir alguém por perto para receber o fax, pois a imigração não tinha fax!! Acabei conseguindo uma lojinha perto da fronteira onde recebiam fax. Depois de receber a carta e levá-la de volta à imgigração, mais uma horinha de espera. Depois do carimbo de entrada e a liberação dos passaportes, tínhamos ainda a alfândega, que é também bastante demorada. Bem, resumindo, ficamos quase seis horas ali! O pior é que isso significava passar pelo pior trecho da estrada, os tal 80 km muito esburacados, à noite. Fizemos esse trecho em quase 4 horas mas graças a Deus sem nenhum problema mecânico, pneu furado ou perda de bagagem (tinha bagagem amarrada no "rack" em cima do carro). No caminho de cerca de 450 km da fronteira até nossa casa fomos parados em 4 barreiras policiais, sendo que na última, às 23:30 horas, o policial pediu que eu retirasse toda a bagagem do carro!! Obviamente ele sabia que tínhamos já passado por todo o processo na fronteira e por todas as barreiras anteriores. Depois de suplicar por clemência ele concordou em apenas revistar o carro sem retirar as bagagens. Infelizmente o país mesmo após 8 anos sem guerra ainda tem toda a estrutura e o comportamento dos tempos da guerra, algo que não tem explicação. No total, foram 15 horas de viagem, 7 delas à noite, mas chegamos bem em casa, quase 1 da manhã, onde reencontramos nossas mães, que tinham um jantar muito gostoso preparado para nós, sem contar todo o carinho e os presentes enviados para toda a família. Foi uma alegria imensa, que nos fez esquecer a luta que a viagem tinha sido. É bom estar de volta e logo retomar o trabalho no hospital, onde sabemos que temos um importante papel. Isso também nos faz esquecer as dificuldades enfrentadas e pedir que o Senhor mude a realidade desse país, que pode crescer tanto mas precisa de mudanças estruturais radicais. Estejam orando conosco por isso e também por nosso trabalho aqui.

1. Fico feliz em saber que Deus os guardou de todos os perigos e que chegaram bem em Angola, sendo recebidos pelas queridas e amadas avós Emê e Rita. Grande foi minha preocupação com todos. Mas graças ao Senhor estão de volta para cumprir o propósito que Ele tem para vocês.
    Com amor. Débora Beda

2. Ola Du...
    Apesar do pais não estar mais em guerra, percebo que vcs estão... que luta....!!!

Deus te abençoe meu querido ele com certeza dara vitorias apos vitoria pois conhece seu coração e o coração da sua familia.

Conte com nossa oração.
    Tony[]s

3. O que dizer...?!
    Força e graça amados, que a semeadura terá colheita garantida pelo Senhor que os enviou!!!

"Quem vai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, colhendo os seus feixes".

Ficamos gratos e felizes com o Senhor, juntamente com vcs, pela alegria que veio "na manhã" (a recepção afetuosa, carinho dEle)