segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Cinco mulheres!

Estava fazendo uma consulta de uma senhora, e um dos testes para sífilis foi positivo. O esposo estava na sala e iria tratá-lo também. A enfermeira que me acompanhava teve a esperteza de perguntar-lhe quantas mulheres ele tinha para também serem tratadas, pergunta que não passaria pela minha cabeça. Para minha surpresa ele respondeu que tinha cinco mulheres! Eu até ri, e ele riu também. A esposa riu meio sem graça, numa mistura de constrangimento e aquiescência. Meu riso foi meio reflexo, sem pensar na seriedade da questão, só imaginando o absurdo prático da situação.

Olha que o homem não era nenhum líder tribal que vivia no meio do mato aqui. Era funcionário público e tinha um nível de escolaridade razoável. A enfermeira até tentou questioná-lo, perguntando se ele era tão rico assim para sustentar tanta gente. Ele respondeu que as mulheres ajudavam no sustento, e assim dava para sobreviver.

Mesmo sob o risco de ser taxado de etnocêntrico e desrespeitador das culturas alheias, fico pensando na situação da mulher africana, objeto do prazer e da satisfação masculina, se submetendo a uma relação de dominação e uso. Aqui a gente vê também as mulheres trabalhando para sustentar maridos que pouco se esforçam para cuidar de suas famílias. A senhora que trabalha conosco acorda cedo para buscar água para a família para depois vir para nossa casa, enquanto o marido encontra-se desempregado há meses (pediu demissão...) e não tem "forças" para pegar a água para sua casa. A Norinha tem feito seu trabalho "subversivo" na cabeça dela hehehe.

Creio que vai levar muitos anos para a condição da mulher mudar por aqui. Na minha classe de Novo Testamento ensinei na semana passada, no estudo do livro de Efésios, como o marido deve amar sua esposa "como Cristo amou sua igreja", se entregando totalmente por ela. Nós brasileiros, eu inclusive, precisamos aprender isso também.

Um comentário:

  1. Deus abençoe o ministério de vocês!
    É bom saber notícias e acompanhar seu dia a dia, o blog é um instrumento muito eficaz.
    Estamos orando por vocês!
    Grande abraço!

    ass.: Jovens da Igreja Presbiteriana em Mata da Praia, Vitória, Espírito Santo, Brasil

    ResponderExcluir