sábado, 29 de outubro de 2011

Não quero colocar nenhum título para não usar nenhum nome feio

Esse é um post triste, refletindo sobre uma criança de 8 meses que faleceu no hospital essa semana. Seu nome é Micayla Naguya, e veio ao hospital desidratada, apática, com febre, com história de diarréia há 2 meses, já tendo tido passado por várias clínicas antes de ir ao hospital, sem sucesso nos tratamentos.
Começamos tratamento para infecções intestinais, febre tifóide, malária (que mostrou-se positiva) e amebíase, mas a criança não reagiu e só foi piorando. Veio a falecer dois dias após ter chegado ao hospital, a despeito dos tratamentos instituídos.
Se você me perguntar qual o diagnóstico definitivo da pequena, vou dizer que não sei. Um dos graves problemas que temos é a falta de recursos diagnósticos, além da falta de medicações.
Um dos elementos muito tristes da história dessa menina, comum a tantas outras histórias aqui, é que a família provavelmente vai “diagnosticar” que alguém, na vizinhança ou mesmo na própria família, fez algum feitiço que matou a criança.
É uma tristeza. Não vão culpar a falta de saneamento, de medicamentos, de exames, de competência, a corrupção que atrapalha o desenvolvimento, coisas assim. Essas coisas eles não percebem. Foi o feitiço que matou a menina! Me desculpem os antropólogos que acreditam que isso é cultural e não se deve mexer nisso. Essas crenças só estimulam o atraso, e deixam as pessoas presas às práticas de feitiçaria e ao medo. Só o Senhor para mudar essa realidade. Que Ele use o Seu povo para isso.

3 comentários:

  1. Nossa, Dú, quanta escuridão... Que Deus nos ajude!

    ResponderExcluir
  2. Que amor seu blog, amei!!!
    A Paz de Cristo Jesus,

    Com carinho para você!

    SALMO 23

    O SENHOR É MEU PASTOR,
    Isto é relacionamento!

    NADA ME FALTARÁ,
    Isto é suprimento!

    CAMINHAR ME FAZ EM VERDES PASTOS,
    Isto é descanso!

    GUIA-ME MANSAMENTE A ÁGUAS TRANQUILAS,
    Isto é refrigério!

    REFRIGERA A MINHA ALMA,
    Isto é cura!

    GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA,
    Isto é direção!

    POR AMOR DO SEU NOME,
    Isto é propósito!

    AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE,
    Isto é provação!

    EU NÃO TEMEREI MAL ALGUM,
    Isto é proteção!

    PORQUE TU ESTÁS COMIGO,
    Isto é fidelidade!

    A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM,
    Isto é disciplina!

    PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS,
    Isto é esperança!

    UNGE A MINHA CABEÇA COM ÓLEO,
    Isto é consagração!

    E MEU CÁLICE TRANSBORDA,
    Isto é abundância!

    CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA,
    Isto é benção!

    E EU HABITAREI NA CASA DO SENHOR,
    Isto é segurança!

    POR LONGOS DIAS,
    Isto é eternidade!

    Que o Senhor te abençoe e te guarde!

    ***Lucy***
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Sua presença muito me honrará seguindo-me, retribuirei com amor cristão...

    Veja também o blog que conheci de um irmão muito querido, Temas bíblicos e mensagens abençoadoras.
    Acesse e confira:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ao passar pela net afim de encontrar novos amigos e divulgar o meu blog, me deparei com o seu que muito admiro e lhe dou os parabéns, pois é daqueles blogs que gostaria que fizesse parte de meus amigos virtuais.
    Se desejar visite o Peregrino E Servo. Leia alguma coisa e se gostar siga, Saiba porém que sempre vou retribuir seguindo também o seu blog.
    Minhas cordiais saudações,Muita Paz de Jesus.
    António Batalha.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir